sexta-feira, 6 de maio de 2011

COMO SURGIU E O QUE É ENCONTRO BSB SUSTENTÁVEL?

O ENCONTRO BSB SUSTENTÁVEL surgiu da necessidade da artesã Flávia Valle expor seu trabalho artesanal de reciclagem em novos espaços em Brasília, mas sozinha a exposição ficaria incompleta. Foi então, que teve a idéia e iniciativa de chamar artesãos (que utilizam o resíduo sólido como matéria-prima), empresas, comunidade, estudante, instituições governamentais, ongs, design,... para um encontro em um local de Brasília a fim de realizar exposição dos produtos, compartilhar as questões ambientais e o que tem sido feito na prática. O  local escolhido neste mês de maio para esse encontro foi o Restaurante Cultural Rayuela,  localizado na 412 Sul, em Brasília -DF.

Os artesãos em exposição no encontro utilizam como matéria-prima o resíduo sólido  (jornal, papel, escama de peixe, PET, isopor, sacolas plásticas, pneus, sucatas, entre outros) material este considerado essencial para confecção do trabalho artesanal de reciclagem desses profissionais. Esses materiais são transformados nas mãos desses artesãos em  novos produtos, como bijuterias, bolsas, cadernos de anotação, bonecos, puffs, quadros, cesta,...

O ENCONTRO BSB SUSTENTÁVEL tem o intuito ainda de mobilizar e sensibilizar cada vez mais a sociedade para um consumo mais consciente e para as questões ambientais, visa despertar a criatividade e mostrar que o material que iria para o lixo pode ser transformado em arte e artesanato.

Ações de coleta seletiva, produtos ecologicamente corretos, apresentação de programas e projetos de empresas e instituições governamentais,  também são atividades previstas  no encontro, bem como a realização de oficinas, debates e palestras.

Flávia Valle
Artesã

Nenhum comentário:

Postar um comentário