quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

RELEASE

Desde maio de 2011 acontece o Encontro BSB Sustentável em Brasília que tem o intuito de mobilizar e sensibilizar cada vez mais a sociedade para um consumo mais consciente e para as questões ambientais, visa despertar a criatividade e mostrar que o material que iria para o lixo pode ser transformado em arte e artesanato.
O Encontro BSB Sustentável iniciou no Restaurante Cultural Rayuela onde foi realizado o 1° e 2° encontro; o 3° aconteceu na quadra 102 Sul; o 4° teve como local o Jardim Botânico, o 5° teve como ponto do encontro a Fnac Brasília – Parkshopping; o 6° foi realizado na Semana Universitária da UDF e o 7° no Das Meninas Ateliê Especial.

O encontro surgiu da necessidade da artesã Flávia Valle expor seu trabalho artesanal de reciclagem em novos espaços em Brasília, mas sozinha a exposição ficaria incompleta. Foi então, que teve a idéia e iniciativa de chamar artesãos (que utilizam o resíduo sólido como matéria-prima), empresas, comunidade, estudante, instituições governamentais, ongs, design,... para um encontro informal em um local de Brasília.
Os artesãos em exposição no encontro utilizam como matéria-prima o resíduo sólido (jornal, papel, escama de peixe, PET, isopor, sacolas plásticas, pneus, sucatas, entre outros) material este considerado essencial para confecção do trabalho artesanal de reciclagem e sustentável desses profissionais. Esses materiais são transformados nas mãos desses artesãos em novos produtos, como bijuterias, bolsas, cadernos de anotação, bonecos, puffs, quadros, cestaria...

Em sua 8° edição o encontro acontecerá com a parceria do Greens Restaurante Natural no dia 17/12, sábado, das 10h às 15h, localizado na 302 Norte. O espaço será palco de exposição de artesanato, ala de brechó, coleta seletiva de resíduos sólidos, leitura de poesia com o tem sustentabilidade, chegada do papai noel sustentável, que chega de bicicleta e faz a oficina de reciclagem.

Ainda nesse encontro teremos a participação especial da estilista e figurinista, Andrêssa Faiad, que há 4 anos mora em São Paulo e onde pode especializar-se desenvolver-se no ambito da sustentabilidade, porém seu trabalho de oficinas e moda, com organizações, comunidades e instituições,Tv, seu projeto de Moda Sustentabilidade criado em 2002 em Brasília e percorreu o Brasil e America do Sul, em cases de sucesso, difundindo a cultura da sustentabilidade. Formada em Comunicação Social na Universidade Católica de Brasília ,especializada em direção de arte ,moda, eco design, consumo consciente . Diretora Criativa de Moda pela FAAP tem há 10 anos sua marca Callicore. Como Figurinista trabalhou em veículos de mídia como TV Cultura e outras diversas participações na Tv Brasileira.

Sempre inovando, Andrêssa Faiad exerce também uma consultoria de Personal Stylist Sustentável, responsável por reciclar seu armário, um trabalho individual que ensina as pessoas a se vestirem com consciência e estilo. Seu intuito em criar , desenvolvolver, e participar de projetos para solucionar problemas relacionados ao tema agora “in voga” da SUSTENTABILIDADE e Responsabilidade Socioambiental no que se envolve desde aos meios de produção e nos dar novas diretrizes, no que diz respeito à reciclagem e consciência no consumo, desde o indivíduo às organizações. A estilista que promove oficinas e workshops, ensinando o processo e as técnicas de customização, pintura, estamparias de tecidos e uma infinidade de técnicas para que as pessoas reciclem suas coisas . Estará dando dicas e consultorias para o público do evento de como tornar desde seu armário, e seu estilo mais sustentável , exclusivo e econômico.

Além disso, trará acessórios de sua marca “Callicore” que com muito luxo e estilo é um exemplo de como uma empresa pode se desenvolver de forma sustentável e exclusiva com A marca de Andrêssa Faiad, a arte , a busca pelo conforto, numa roupa que ofereçe a sensação leveza e suavidade no corpo e sintonia com a natureza. Estando bem vestida, estilo com consciência. Ao criar projetos e participar de programas, veículos e diversos eventos para expandir a cultura da moda sustentável socialmente e por todo país, e sua micro empresa foi finalista no Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade em 2011, um incenti vo na continuidade de sua proposta do Grupo de Moda e Sustentabilidade que formou em 2010 e já esta inserido em grandes eventos no segmento Eco Fashion e numa parceria com o programa ofício social da Prefeitura de São Paulo, realizando oficinas com a terceira idade.

Serviço:
Idealizadora: Artesã Flavia Valle e todos os participantes que fazem o Encontro BSB Sustentável acontecer
Data: 17/12/2011
Hora: 10h às 15h
Local: Greens Restaurante Natural - Brasília DF
Entrada Franca
Informações poderão ser solicitadas pelo e-mail: encontrobsbsustentavel@gmail.com ou celular (61) 8155-0450
Interessados em participar dos próximos encontros enviar trabalho ou proposta para encontrobsbsustentavel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário