terça-feira, 24 de maio de 2011

RELEASE

Encontro BSB Sustentável

Sustentabilidade é uma tendência mundial que determina mudanças de comportamento e alternativas para práticas saudáveis, sustentáveis e de reciclagem dos mais diversos produtos para transformar o hoje num amanhã melhor.

O Encontro BSB Sustentável busca refletir o desenvolvimento sustentável agregando criatividade e reutilização de produtos e estabele uma conexão com as principais questões globais de reciclagem.  A iniciativa do encontro visa realizar exposição de produtos confeccionados por artesãos que tem como matéria-prima de trabalho o resíduo sólido, apresentar  a comunidade brasiliense trabalhos de Ongs e projetos de instituições governamentais e empresas, tratar de temas de interesse da comunidade candanga, abrir canais de diálogo por meio dos encontros, trocar experiências com atitudes sustentáveis, mobilizar e conscientizar as pessoas para as questões ambientais.

No dia 04 de junho (sábado), das 11 horas às 17h, acontece a sua segunda edição do Encontro BSB Sustentável, o local escolhido para esse dia do encontro foi novamente o Restaurante Cultural Rayuela. A expectativa é que o encontro reuna artesãos, diversos públicos que trabalham com reciclagem de produtos e interessados em geral com a proposta de participar da exposição de artesanato feito de reciclagem e da coleta seletiva de resíduos sólidos. Durante o encontro haverá a palestra gratuíta sobre as melhores práticas sustentáveis para o dia a dia.

Para incentivar ações sustentáveis, no dia do evento será possível participar da coleta seletiva de resíduos sólidos. Os interessados podem contribuir com embalagens de plástico, chocolate, salgadinho, produtos congelados e papel. 


Serviço:
Idealizadora: Artesã Flavia Valle e todos os participantes que fazem o Encontro BSB Sustentável acontecer
Data: 04/06/2011
Hora: 11h às 17h
Local: Restaurante Cultural Rayuela, 412 sul, blocos A e B, lojas 3 e 37
Informações do evento e inscrições gratuitas para a palestra “Sustentabilidade para o dia a dia” poderão ser feitas pelo e-mail: encontrobsbsustentavel@gmail.com
Interessados em participar dos próximos encontros enviar trabalho ou proposta para encontrobsbsustentavel@gmail.com

terça-feira, 17 de maio de 2011

O que vai acontecer no encontro do dia 04 de junho no Restaurante Cultural Rayuela !!!!!!!!!!!

- Exposição de artesanato de reciclagem

- Palestra "Sustentabilidade para o dia a dia com Marcus Carvalho, das 15h às 16h30. INSCRIÇÕES GRATUITAS.  Para se inscrever envie um e-mail para encontrobsbsustentavel@gmail.com

- Coleta seletiva de resíduos sólidos:

* Embalagens ( objetivo: contribuir com a Equipe Vallereciclar participante do Programa Terracycle)

- chocolate (qualquer marca);
- salgadinho (pepsico)
-Tang
- de produtos congelados e margarina (Perdigão)
- de papel

* sacola plástica, de verdura, sacos de fralda, de papel higiênico, de jornal, de revista.(objetivo: contribuir com o trabalho da artesã Margareth Sabóia)

domingo, 15 de maio de 2011

Encontro
BSB
Sustentável

Participe desse encontro você também !!!!!!!!!!!!!!


* Dia 04 de junho, das 11h às 17 h, no Restaurante Cultural Rayuela ( 412 Sul) Brasília DF

sábado, 7 de maio de 2011

Encontro BSB Sustentável de maio/2011

O Encontro BSB Sustentável realizado hoje ,das 11h às 17h, no Rayuela (412 Sul- Brasília-DF) teve aceitação positiva do público presente e foi marcado com a presença dos: artesãos Vanessa e Leonardo, Margareth, Flávia Valle, Odílio, Elvira, Nilson, Vera e Cristiano;  Projeto Rodofauna do Ibram e  estudantes de jornalismo, que estiveram presentes para fazer a cobertura do evento. Em relação a coleta seletiva recebemos 15 sacolas plásticas, que foram entregues para artesã Margareth.

Foram utilizados 195 resíduos sólidos para confeccionar 469 panfletos, 120 cartazes e utilizadas 22 bandejas de isopor para fazer o banner reciclado do encontro.

Agradecemos a presença de todos que prestigiaram e participaram desse encontro e agendem o próximo, marcado para o dia 04 de junho, sábado, no mesmo local Rayuela (412 Sul- Brasília - DF). Interessados em participar com o trabalho artesanal de reciclagem, oficinas,... dos próximos encontros envie e-mail para encontrobsbsustentavel@gmail.com

Trabalhos de artesanato de reciclagem em exposição 




Artesãos e representante do Projeto Rodofauna

Público prestigiando os trabalhos apresentados no encontro

sexta-feira, 6 de maio de 2011

COMO SURGIU E O QUE É ENCONTRO BSB SUSTENTÁVEL?

O ENCONTRO BSB SUSTENTÁVEL surgiu da necessidade da artesã Flávia Valle expor seu trabalho artesanal de reciclagem em novos espaços em Brasília, mas sozinha a exposição ficaria incompleta. Foi então, que teve a idéia e iniciativa de chamar artesãos (que utilizam o resíduo sólido como matéria-prima), empresas, comunidade, estudante, instituições governamentais, ongs, design,... para um encontro em um local de Brasília a fim de realizar exposição dos produtos, compartilhar as questões ambientais e o que tem sido feito na prática. O  local escolhido neste mês de maio para esse encontro foi o Restaurante Cultural Rayuela,  localizado na 412 Sul, em Brasília -DF.

Os artesãos em exposição no encontro utilizam como matéria-prima o resíduo sólido  (jornal, papel, escama de peixe, PET, isopor, sacolas plásticas, pneus, sucatas, entre outros) material este considerado essencial para confecção do trabalho artesanal de reciclagem desses profissionais. Esses materiais são transformados nas mãos desses artesãos em  novos produtos, como bijuterias, bolsas, cadernos de anotação, bonecos, puffs, quadros, cesta,...

O ENCONTRO BSB SUSTENTÁVEL tem o intuito ainda de mobilizar e sensibilizar cada vez mais a sociedade para um consumo mais consciente e para as questões ambientais, visa despertar a criatividade e mostrar que o material que iria para o lixo pode ser transformado em arte e artesanato.

Ações de coleta seletiva, produtos ecologicamente corretos, apresentação de programas e projetos de empresas e instituições governamentais,  também são atividades previstas  no encontro, bem como a realização de oficinas, debates e palestras.

Flávia Valle
Artesã